sexta-feira, 27 de junho de 2014

Conheça a AAB


Conheça a AAB

Histórico da AAB
Ata de Criação – PDF
Estatuto
Dia do Arquivista
Qui, 13 De Junho De 2013 11:10
A Associação dos Arquivistas Brasileiros – AAB, fundada em 20 de outubro de 1971, é uma sociedade civil de direito privado, cultural, sem fins lucrativos. É uma entidade reconhecida como de Utilidade Pública Estadual, de acordo com o Decreto Estadual no. 1200, de 13 de abril de 1977. Criada para dignificar a profissão de Arquivista e contribuir para o desenvolvimento da Arquivologia Brasileira, tem como objetivos:

Cooperar com os órgãos governamentais, entidades nacionais e internacionais, públicas e privadas, em tudo que se relacionar com os arquivos e a Arquivologia;
Promover o Congresso Brasileiro de Arquivologia;
Organizar e/ou apoiar congressos, conferências, exposições, palestras, seminários, cursos de capacitação e treinamento, mesas redondas e outros eventos técnicos, científicos e culturais no campo arquivístico no Brasil e no exterior;
Editar a Revista Arquivo & Administração, o Boletim, e outras publicações pertinentes à Arquivologia;
Estabelecer e manter intercâmbio com associações congêneres no Brasil e no exterior;
Colaborar com os arquivos federais, estaduais e municipais e demais entidades, no desenvolvimento de políticas de arquivo e de políticas associativistas;
Promover e apoiar ações que visem o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão no campo da Arquivologia.
Desde 2006, a AAB é membro fundador do Comitê Brasileiro do Escudo Azul.

O Congresso Brasileiro de Arquivologia tem sido realizado com regularidade desde 1972. O evento reúne pesquisadores, professores, arquivistas, dirigentes de instituições arquivísticas públicas e privadas em torno das principais questões da Arquivologia e da gestão de instituições arquivísticas. O XVI Congresso foi realizado em 2010 na cidade de Santos, São Paulo. O XVII Congresso será realizado em 2012 na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Face à crescente discussão na área sobre as inovações tecnológicas e seu impacto na Arquivologia, a AAB em julho de 2005, promoveu o I Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas. Em 2007, promoveu o II Encontro, acrescentando ao modelo do anterior, não só a perspectiva de relatos de experiências, como também a possibilidade de reflexão sobre a prática e a teoria voltadas à construção, recuperação e disseminação de bases de dados oriundas da prática científica e tecnológica. Em 2009 em sua terceira edição acreditamos que esse evento já se tornou um fórum periódico para o intercâmbio de informações e experiências no tratamento da informação arquivística disponível em bases de dados, bem como para ampliar o debate sobre a construção intelectual necessária para a consolidação conceitual da área. Em 2011, foi realizado o IV Encontro de Base de Dados sobre Informações Arquivísticas com o tema Desafios Contemporâneos: gerenciar, conectar e dar visibilidade aos arquivos.

Em 2008 a AAB promoveu I Encontro de Arquivos Pessoais na Era Digital que teve como objetivo instituir um fórum de discussão em torno das preocupações dos profissionais e das instituições em relação à gestão e acesso aos arquivos pessoais constituídos por documentos digitais.

A AAB tem como veículo de difusão das ações empreendidas o BOLETIM, publicação quadrimestral editada desde 1990 e a Revista ARQUIVO & ADMINISTRAÇÃO, lançada em 1972, onde divulga estudos, atividades, experiências e reflexões acadêmicas sobre Arquivologia, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Além destas publicações edita outros trabalhos em sua área de atuação marcando presença no cenário arquivístico. Atualmente é o único periódico específico da Arquivologia no Brasil. A Revista publica também artigos de especialistas estrangeiros como Duchein, Duranti, Thomassen, Conde, Justo, Jimmerson, dentre outros.

A AAB é membro do Fórum das Associações Profissionais de Arquivo. Visite o site: www.farq.aag.org.br

A AAB é filiada ao Conselho Internacional de Arquivos (CIA), membro da Seção de Associação Profissional (SPA/CIA), e à Associação Latino Americana de Arquivos (ALA).

A AAB é membro do Conselho Estadual de Arquivos – CONEARQ.

A AAB é membro do Conselho Municipal de Arquivos do Rio de Janeiro – COMARQ.

Em 20 de outubro de 2011 a AAB comemorou seus 40 anos de criação.