Os inúmeros processos judiciais, valores crescentes de indenizações, pedidos de reconhecimento de novos direitos e a fiscalização de órgãos públicos formam uma bola de neve de processos trabalhistas, movidas por funcionários e ex-funcionários.
Na maioria dos casos o descumprimento da lei e a ausência de documentos levam as empresas a perderem milhões todos os anos com multas trabalhistas.
Mas é possível evitar?
Sim. Além conhecer os principais direitos e deveres dos colaboradores (Registro em carteira, férias, FGTS, INSS, vale-transporte, vale-refeição, entre outros), também é necessário ter controle sobre cada documento do funcionário e manter esse prontuário em dia e arquivado, seguindo as especificações da Lei do Trabalho.
Cada colaborador gera em média 30 tipos de documentos diferentes em uma empresa. Eles devem ser guardados em um local especializado e seguro, consultados de forma que facilite a sua organização e evite a perda e a degradação do documento original.
A Arquivar possui uma solução específica e completa para o Departamento Pessoal das empresas que engloba, em um software exclusivo, um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos, relatórios e gráficos gerenciais, gestão documental, guarda física e descarte.
A Solução DP além de garantir a segurança dos documentos e a restrição ao acesso por departamentos, o que deixa de fora pessoas e áreas não autorizadas, permite uma maior acessibilidade ao departamento jurídico ou pessoal quando necessária.
Como consequência de um gerenciamento correto, a empresa evita multas e problemas futuros em processos, garantindo também o controle sobre a validade de cada um dos documentos, mantendo-os ativos até a data de expurgo, quando deverão ser descartados.
Quer saber mais e entender como a Solução Departamento Pessoal pode melhorar o desempenho das atividades da sua empresa? Entre em contato conosco!