sexta-feira, 18 de julho de 2014

Um bom livro é capaz de aumentar nosso grau de empatia?

Um bom livro é capaz de aumentar nosso grau de empatia?

Por Dr. Ricardo Teixeira*‘ – originalmente publicado pelo ICB – Instituto do Cérebro de Brasília
Monteiro_Lobato
A psicóloga social Emanuele Castano, junto ao seu aluno de PhD David Kidd, publicaram nesta última semana na Revista Science os resultados de suas pesquisas que demonstram o quanto que uma boa leitura é capaz de estimular as habilidades sociais.
Voluntários eram solicitados a ler trechos de diferentes gêneros: não ficção, ficção popular (romance, aventura), ficção literária (premiados), Em seguida faziam testes que avaliavam a capacidade de entender o que o outro está sentindo.
Além de mostrarem que histórias de ficção aumentam a percepção das emoções de outras pessoas, a pesquisa ainda evidenciou que a qualidade da literatura também faz diferença. Mesmo com conteúdos e assuntos diferentes, os textos literários produziram maior efeito na avaliação social.
livro1Os pesquisadores acreditam que obras de ficção estimulam a imaginação e o pensamento criativo, incentivando a sensibilidade necessária para a compreensão da complexidade emocional dos personagens. Assim como na vida real, os mundos retratados na ficção literária são repletos de indivíduos cuja intimidade raramente é revelada e, por isso, exigem uma investigação emocional. Na ficção popular, os personagens são mais estereotipados em suas descrições e o que importa mesmo é o enredo.
É notório que os resultados dessa pesquisa devem ser levados em consideração na escolha da grade curricular dos estudantes. Já existem até ensaios para incrementar a empatia de médicos através da literatura assim como para melhorar o comportamento de detentos.
* Dr. Ricardo Teixeira é doutor em neurologia pela Unicamp e neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília