domingo, 25 de janeiro de 2015

Ficar off line pode ser a solução para sobrar mais tempo!

Ficar off line pode ser a solução para sobrar mais tempo!

17193-facebook-anunciou-compra-do-whatsapp-620x0-1
Enquanto Mestres, pesquisadores, doutores e especialista da área de Arquivo e Ciência da Informação começam a refletir sobre se os conteúdos on line de chats, conversadores, em tempo real, podem ser considerado um documento, um artigo revelou que tem sido alegado que conversas no WhatsApp serviram como prova contribuindo com 40% dos divórcios na Itália, segundo resultado de pesquisa recentemente divulgada. Clique aquipara ler o artigo. Então vamos aproveitar para reabrir os trabalhos com uma reflexão* proposta abaixo:
Em tempos de WhatsApp, Hangout, Facebook, Instagram e outros, desperdiçar o tempo parece ser uma triste realidade social. E o tempo não nos espera, ele simplesmente flui, passa e quando nos damos conta, estamos em cima do prazo, quando não chegamos ao extremo estresse de antever que não conseguiremos cumprir o prazo determinado para a finalização da produção textual, seja ela qual for: um TCC, uma dissertação de Mestrado ou de Doutorado.
A tentação virtual de estar sempre conectado é uma realidade hoje para a maioria dos estudantes que de um celular conseguem acessar a Internet numa boa.  E participar de grupos de conversação e redes sociais virou uma paranoia moderna que nos prende a atenção em conversas intermináveis, em sessões de divertimento incessante que pretende nos prender a atenção em comentários, piadas e até fofocas de celebridades, para citar alguns exemplos. Este fenômeno moderno pode estar ligado ao desejo de popularidade – ser popular entre a galera – ou até de carência afetiva e tende a afetar nossa privacidade  porque o Facebook adquiriu tanto o WhatsApp*1 quanto o Instagram*2.
Fica a dica que talvez o grande lance é ousar ser diferente! Quando você fica off line e por um motivo justo, como o de concentrar seu tempo e atenção para os estudos ou para tocar adiante um projeto acadêmico, um artigo ou um trabalho de final de curso, então você chamará a atenção pela sua inteligência, capacidade e habilidade de fazer a coisa certa na hora certa! Uma decisão simples assim, pode impactar em um ganho significativo de tempo e uma economia de suas forças e energia necessárias para concentrar-se no foco das ideias e finalizar seu artigo no tempo certo, evitando seu desperdício. O tempo desperdiçado, passa sem percebermos e não volta mais!
Aprenda a gerenciar bem o seu tempo, com moderação. Como diz aquele provérbio francês: “Tenha moderação em tudo, até na moderação.” Valorize-se, valorize seu tempo, ele não para, e só quem tem consciência sabe que se não aproveitar cada minuto, ele transformam-se rapidamente em horas e dias, que passam e nunca mais voltam. A sabedoria e a inteligência exigem que não desperdiçamos nosso tempo nem as oportunidades que temos para fazer o que precisa ser feito para não procrastinar e deixar tudo para a última hora!
[Imagem da web]