sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A liderança por meio de exemplos


 
 

    Ser um bom líder representa mais do que bons discursos e cumprimento de metas. É preciso saber respeitar todos que estão a sua volta e ser justo com os menores.
 
    Algumas pessoas se tornam líderes por merecimento, outras recebem a liderança, mas uma coisa é certa, quem está à frente não pode ter medo em sua gestão. Ou seja, suas atitudes devem ser bem pensadas e arquitetadas para o bem comum, sabendo escutar os demais envolvidos. Ele deve ser humilde, tratando a equipe com seriedade para assim, gerar uma confiança mútua. Além disso, quem está a frente deve compartilhar seu conhecimento, sempre com boa comunicação.
 
  O principal desafio para o líder é de conseguir que os envolvidos possam desempenhar sua capacidade de forma plena, sabendo sempre dosar as exigências. O funcionário, por exemplo, não pode perder o interesse na empresa e o líder é um dos responsáveis por isso. Todos devem se sentir felizes com a posição, pois assim as tarefas são executadas de maneira mais eficiente. Às vezes felicidade está ligado a produção, mas nem sempre é bom extrapolar, afinal, a expressão “manda quem pode, obedece quem tem juízo” já não é tão válida nos dias atuais. Algumas pessoas se destacam na liderança e algumas delas devem ser citadas.
 
   Um exemplo de bom líder é o americano Steve Jobs, criador da Apple, uma das empresas mais conhecidas e valiosas do planeta. Jobs exigiu um padrão alto padrão de seus produtos, além de um perfeccionismo muito grande dos equipamentos e tecnologias desenvolvidas. O líder se tornou referência, pois formou equipes com um desempenho incrível. Ele era capaz de encontrar e treinar pessoas que complementavam suas ideias, ajudando a projetá-las e executá-las da melhor maneira possível. Não é a toa que ele foi responsável pelo sucesso da marca da maçã, retornando a companhia, após 11 anos de afastamento, mostrando também humildade.
 
   Outro líder que também mostrou muita humildade foi o ex – presidente sul – africano Nelson Mandela. Após 25 anos de prisão, Mandela foi o primeiro presidente negro do país, cuja minoria branca esteve no poder desde sua independência e era marcada pela intolerância racial. Quando Mandela chegou ao poder, iniciou um processo de igualdade entre o seu povo, sem distinção de cor.
 
   O exemplo de liderança de Mandela é inspiração para muitas pessoas, principalmente quem deseja se destacar nesta posição.
Conheça nossos cursos na área de Chefia e Liderança. Matricule-se já!