sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Gestão pública: entenda a carreira


 


Esse profissional contribui com as transformações sociais e com a reorganização de processos governamentais
É comum se perder quando o assunto é gestão pública. Neste mês, o Brasil tem enfrentado grandes manifestações populares cujas motivações vão desde o valor da passagem dos meios de transporte até contra os eventos esportivos no país. Também se incluiu a questão da corrupção. Entre tantos protestos, é comum dar de cara com questionamentos quanto à maneira como os políticos, especialmente a nossa presidente, controlam uma crise e ao trabalho que exercem nos cargos que ocupam.
A gestão pública está relacionada à administração do Estado, tendo foco os interesses da população. Parte desses profissionais a iniciativa para organizar táticas governamentais que atendem as necessidades da comunidade por meio da prestação de serviços. O caos dos protestos em grandes metrópoles brasileiras chamou atenção, onde governantes retrocederam na conclusão final de determinados projetos, como aconteceu em São Paulo com a baixa dos R$ 0,20 centavos. Mesmo assim, as críticas à gestão pública continuaram.
Os gestores públicos exercem papel de suma importância quanto aos assuntos políticos e administrativos do Brasil, o que os fazem também serem chamados de administradores públicos. É por meio deles que se prevê a maior participação da sociedade nas decisões para atingir um bom governo, sem se esquecer da ética.
Então, o que o gestor público faz?
O Brasil está em processo de internacionalização política, socioeconômica e ambiental, o que torna o trabalho nesse setor um pouco complexo. Os gestores públicos entram em cena como o personagem principal para lidar com as transformações sociais e parte deles a reorganização dos processos que tragam mudanças ao país. Em episódios como os protestos no Brasil, em que a gestão pública foi contestada, eles precisam reaver as estratégias de administração para melhorar a qualidade de vida da população, por meio de orçamentos e controles políticos.
Ao contrário do gestor privado, que busca as melhores soluções para o cliente, o gestor público tem o trabalho focado em interesses sociais, tais como impostos, serviço público e cidadania, algumas vertentes que essa área pede que o profissional domine. Quem realmente quer ingressar nessa carreira, ela exige uma visão global de tudo o que acontece, não só no Brasil, como em outros países. Inclusive, ela exige a capacidade de estabelecer planos, metas, orçamentos, programas e ações.
Para os apaixonados por administração e direito, essa profissão pode ser a ideal. Se ainda estiver na dúvida, recorra aos cursos rápidos de gestão pública que garantem um amplo conhecimento da área. Saiba que essa profissão exige que a pessoa preste concurso público, então, quanto mais antenado estiver com relação ao que acontece nesse setor, maiores serão as chances de driblar a concorrência.